Apresentação

Nossa História é Assim... (contada em pedacinhos) é fruto da espontaneidade, da imaginação, dos sonhos e das habilidades das crianças da Escola Municipal Diácono Abel Gueiros.

Uma vez por semana cada turma, dividida em dois grupos, vai à sala de leitura. Lá, os alunos entram em contato com esse universo. Experimentam as diversas possibilidades da leitura: textos, imagens, sons, gestos, entre outras expressões.

O mediador de leitura tem um objetivo: formar novos leitores. O livro e o DVD animado Nossa História é Assim... (contada em pedacinhos) surgiram do desejo de transformar as crianças não apenas em leitoras, mas em escritoras também. Dar mais um passo. Criar e não apenas repetir.

Sim, mas como foi isso? Cada grupo, reunido com o mediador, pensou um título para a história. Depois o mediador ficou em um lugarzinho mais afastado da sala e chamou de um por um, com um desafio: continue a história. Enquanto cada um ia dizendo os nomes dos personagens, os lugares, como foi que aconteceu, entre outros detalhes, o mediador anotava cada sugestão. No final, reuniu todos e contou como ficou. A brincadeira aconteceu com todos os grupos, com exceção do grupo V, os mascotes, que teve como desafio ilustrar uma música para o clipe do DVD animado.

E por falar em ilustrar, cada grupo também precisou ilustrar sua história. Depois, escolher bons leitores para gravar a voz e montar um clipe animado. Por fim, realizar um concurso das histórias, com direito ao lançamento do livro e do DVD animado para que cada um pudesse ter em mãos o fruto da sua criação.

Claro, é importante destacar que as histórias surgiram da oralidade, ou seja, da fala, e o mediador utilizou a grafia, ou seja, a escrita, para dar corpo ao texto. Mas que fique bem claro aqui: a essência, o espírito do texto nasceu na cabecinha de cada aluno. Nossa História é Assim... (contada em pedacinhos) é um projeto que pode parecer ousado, formar novos escritores, que seja! Deixar de sonhar? Jamais!

Darton Charles

Para esse projeto acontecer contamos com o APOIO dos amigos:

Jeymison dos Anjos

Janine Henriques

Marcos Vinícius

Glauber Falcão

Wilba Pinto

Tiago Rocha Costa

Daniel Gadelha

Elke Saldanha

Rogério Ferreira

Catarina Rocha

Felipe Luiz Paulo

Marcelo Ferreira

Wendel Simplício

Henrique Andrade


Escola Municipal Diácono Abel Gueiros

Programa Manuel Bandeira de Formação de Leitores

4 comentários:

  1. Darton: Parabéns pelo lindo trabalho de mediação de leitura na Escola Municipal Diácono Abel Gueiros! Esse blog só acrescenta ao livro e ao cd que sintetizam a sua participação no Programa Manuel Bandeira de Formação de Leitores. Bravo! Feliz atividades em 2010! (vou incluir o endereço do blog na lista postada em//lereescreveremrede.blogspot.com)

    ResponderExcluir
  2. É um projeto ousado, e muitíssimo interessante, tem uma proposta inovadora.
    Adorei, pois só arriscando, ousando é que conseuimos bons passos.
    Parabéns a equipe!!

    Luana Melo

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo projeto! Que seja o começo de uma nova oportunidade pra todos. As crianças agradecem!
    Vamos fazer uma corrente, pra isso seguir em frente!

    ResponderExcluir
  4. parabens tio darton e feliz natal seo ex alo luan um abraco

    ResponderExcluir