desMATAmento

Joãozinho era um menino muito traquino. Não podia ver nada que logo queria pegar para brincar. Certo dia, viu algo brilhando em cima da mesa. Uma faca bastante afiada. Ele pegou a faca escondido e levou para seu quarto.

Daquele dia em diante, Joãozinho ficou com uma mania de cortar tudo que via pela frente: árvores, pé de cana, coqueiros, jardins. Não podia ver um pé de planta que já queria cortar.

Joãozinho da Faca, como passou a ser conhecido, chamou outro amigo para cortar com ele, seu amigo Paulo.

- Paulo, vamos cortar comigo? Consigo outra faca afiada para você.

Paulo topou. Os dois tiveram a ideia de chamar mais dois amigos, Zé e Chico.

Os quatro começaram a cortar mais e mais. Não sabiam bem por que faziam aquilo, mas gostavam. Tinham noção que era errado desmatar, mas não conseguiam parar. Parecia um vício, quanto mais cortavam, mais queriam cortar.

A cidade estava ficando muito quente por causa das poucas árvores que restavam na cidade.

Até que chegou um novo morador, Pedro da Semente. Esse aí tinha uma mania completamente diferente da de Joãozinho da Faca. Pedro da Semente tinha a mania de plantar. No caminhão da mudança o que mais se via eram jarros e plantas.

Ele assim que percebeu a cidade completamente sem árvores, pegou muitas sementes, colocou no bolso e saiu plantando suas sementes.

De repente, Pedro da Semente encontra dentro da pequena floresta os quatro amigos (Joãozinho da Faca, Paulo, Zé e Chico) desmatando. Chegou perto deles e perguntou:

- Por que vocês estão fazendo isso? Será que não percebem que a cidade está perdendo o colorido? O calor está insuportável.

Os quatro baixaram a cabeça e ficaram ouvindo Pedro da Semente falar:

- Vocês estão desmatando. Vocês estão matando as florestas. Matar é tirar a vida! Já pensaram nisso?

Joãozinho largou a faca no chão. Os outros amigos fizeram a mesma coisa. Joãozinho sem coragem de levantar a cabeça, cheio de vergonha, falou:

- Desculpe a gente. Eu quero consertar o erro que fiz. O que podemos fazer? Só não queria ser preso.

Pedro da Semente respondeu:

- Vocês serão mais úteis fora da prisão mesmo. Teremos muito trabalho pela frente. A nossa primeira missão será espalhar sementes por toda a cidade. Plantar todos os tipos de árvores. E mais, convencer outros amigos a fazer o mesmo. Vamos transformar a nossa cidade a mais colorida da redondeza.

AUTORES: Alunos do 2º ano (segundo ciclo) – Grupo B

Nenhum comentário:

Postar um comentário