Cuidado com o que Fala

Gabriel estava brincando e quebrou, sem querer, um jarro muito caro que sua mãe tinha comprado. Quando sua mãe, dona Selma, chegou, ele inventou uma mentira. Estava com medo de apanhar. Disse que foi o seu cachorro Tof.

- Mãe, foi Tof que passou correndo e derrubou seu jarro.

Dona Selma, com raiva do cachorro, resolveu jogar Tof na rua.

- Não quero mais esse cachorro aqui em casa. Vai agora mesmo morar na rua.

Tof ficou poucos dias na rua porque logo logo a carrocinha levou o pobre cão para ser morto. Gabriel soube por um colega que o cachorro foi levado pela carrocinha e que estava para morrer.

- Eu vi quando levaram Tof. Dois homens botaram dentro do carro. Ele vai morrer.

Gabriel não parava de pensar em Tof e na história que tinha inventado. Correu até o lugar onde os cachorros ficavam presos e conversou com o responsável pela carrocinha.

- Deixe eu levar Tof, ele é meu.

O responsável pela carrocinha disse:

- Só posso soltar esse cachorro se sua mãe vier aqui. Se nenhum adulto vier, ele vai morrer.

Gabriel chegou em casa chorando e disse para a mãe que tudo era mentira e que Tof não tinha culpa. Contou também que Tof tinha sido levado pela carrocinha e que iriam matá-lo.

Dona Selma deu uma bronca no filho e foi correndo tentar salvar Tof.

Quando dona Selma chegou, o responsável pela carrocinha disse que ela deveria ter ido mais cedo. O cão já estava morto.

Dona Selma chegou em casa e chamou Gabriel para conversar. Ela começou a chorar e disse o que aconteceu.

- Meu filho, não deu para chegar a tempo. Tof morreu. Está vendo o que uma mentira foi capaz de fazer? Eu sei que também errei porque não perdoei Tof. A partir de agora tenha mais CUIDADO COM O QUE FALA.

Os dois se abraçaram.

AUTORES: Alunos do 3º ano (primeiro ciclo) – Grupo A

2 comentários:

  1. Parabéns ao trabalho desenvolvido por todos, ainda mais num mundo onde o atrativo é o virtual, vocês souberam juntar a imagem e leitura de modo dinâmico, promovendo um atrativo aos pequenos, pois sabiam que estariam sendo ouvidos por centenas e milhares de pessoas que acessassem a pagina para conhecer o trabalho maravilhoso e encantador, parabéns e continuem sendo magníficos e inventores dos métodos que atraiam cada vez mais nossos pequeninos para um desenvolvimento cultural e social responsável. A proposito mostrei essa estoria para meu filho que tambem se chama Gabriel

    ResponderExcluir
  2. Darton: Parabéns, mais uma vez, a você e a todos e todas que se envolveram no projeto de mediação de leitura na Escola Municipal Diácono Abel Gueiros! O Programa Manuel Bandeira de Formação de Leitores foi bem vivenciado através da História contada em padacinhos, cujo produtos, o livro e o cd ficaram 10! Além de toda aprendizagem na construção dos mesmos. E essa história, em especial, me comove bastante, porque traz o tema do respeito à vida, qualquer forma de manifestação da vida. As ilustrações estão lindas, bem infantis. Muito bom! Thelma Regina

    ResponderExcluir